Apresentações culturais e baixa de preços encerraram o IX Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas


no encerramento, ontem, domingo (11), do IX Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, organizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da  Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), em parceira com a Prefeitura de Santarém, no Espaço Pérola do Tapajós, a área de 3.600 m²  usada para o evento ficou lotada. O público aproveitou a baixa de preços para aquisição de livros e prestigiou as apresentações culturais, o show do cantor e compositor de Óbidos/PA, Eduardo Dias e da Orquestra Filarmônica de Santarém, no palco principal.
A diretora de cultura da Secult,  Ana Catarina de Brito avalia como positivo, mesmo com a redução de público nos primeiros dias, o qual um dos fatores atribuído foi a crise. “O Salão esse ano teve um diferencial, uma baixa em 2016, no que se refere ao volume de público e conseqüentemente de negócios, em razão do cenário de crise geral no Brasil. O que não significa que não valeu a pena. Valeu sim e muito. Sempre é produtivo empreender  em ação  voltada para o desenvolvimento da leitura, de educação e da cultura. E agora encerramos com o Salão lotado”, destacou.  
Foram 10 dias de vendas, trocas de informações, conversas, bate-papos, lançamentos, shows e oficinas em uma programação intensa e diversificada. “O que movimentou nesta edição cerca de 70 mil pessoas. Ao todo, R$ 1 milhão, em movimentação financeira. Agregou 30 estandes, cerca de 22 mil títulos expostos e  aproximadamente 60 mil títulos comercializados”, especificou Brito.  
Cada comprador aplicou a estratégia de compra. A acadêmica Bianca Medereiros, disse que veio no primeiro e no último dia. “Logo que abriu o Salão comprei  três exemplares e retornei agora, no final, porque sempre é possível negociar. Aproveitei e estou levando cinco a mais”, informou.  
O IX Salão do Livro deixa sempre saudades, assim disse a esteticista, Elciclei Fernandes da Silva. “Além de proporcionar a aquisição de livros, o Salão torna-se um ambiente familiar, o qual consegue reunir, pais, filhos, tios, sobrinhos e demais membros. Eu trouxe meus três sobrinhos para participar das atividades educativas”, relatou.
Em 2017, a coordenação adiantou que X edição será no mês de novembro, com o tema Poesia. O país dos sonhos, e o poeta paraense Mauro Faustino, o homenageado.



Texto e foto: Alciane Ayres-Ascom-SEMC.

0 Comentários